Accepting Guests
- Last login about 3 years ago
Join Couchsurfing to see Luana’s full profile.
Overview
About Me
Gerada no ventre de uma paraibana, uma de seus cinco filhos (três meninas e dois meninos). Irmãos ligados apenas pelo laço materno, realidade corriqueira de onde venho, em que “no fundo é tipo David Blaine, a mãe assume, o pai some de costume, no máximo é um sobrenome”♪♫. Uma batalha para criar sozinha cinco crianças nascidas entre 1990 e 2000, lutando para proporcionar a educação da qual foi privada. A analfabeta que me mostrou a importância de saber ler.
Nascida e criada em uma favela localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, vi e vivi o que não passa na TV, tampouco se registram nos livros. Sinto os acontecimentos diferente da maioria, o Capitalismo não me encanta, busco sempre a calmaria.
Atualmente moro em uma cidade chamada Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro, no Brasil, em uma república (casa universitária). Sou discente do 4º período do curso de Pedagogia, na UFU – Universidade Federal de Uberlândia (ICHPO - Instituto de Ciências Humanas do Pontal). Amo estudar, sou apaixonada pela área da educação e pelo legado de Paulo Freire e de Célestin Freinet.
Após finalizar a graduação (2021-1), pretendo ingressar em um programa de mestrado Integração Contemporânea da América Latina (ICAL), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Portanto irei morar por pelo menos dois anos na tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai), na cidade de Foz do Iguaçu-PR.
Na sequência, quero lecionar na cidade de Assis Brasil-AC, outra tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia).
Nesse meio tempo pretendo viajar, conhecer diferentes culturas, pessoas e lugares. Como canta Calle 13, quero dar a volta ao mundo.
Why I’m on Couchsurfing
Viajo com muita frequência, por conta de Seminários e Congressos acadêmicos, o que proporciona que eu conheça novos lugares e me relacione com diferentes pessoas. Nessas viagens me encanta vivenciar a cultura local, não gosto de "pagar" de turista, desejo conhecer a realidade, e não os cartões postais que se vendem nas agências de viagens.
Penso que não há nada melhor do que se relacionar com moradores dos lugares em que visito e emergir na cultura local. Sou apaixonada por conhecer gente nova e compartilhar ideais, sonhos e experiências.
Interests
- viagens
- estudos
- leer
- educación
- conversar
- viajar y conocer gente
- direitos humanos
- anticapitalism
Music, Movies, and Books
Música: Latino America - Calle 13;
Filme: Diários de motocicleta (Che Guevara);
Livro: Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire).
One Amazing Thing I’ve Done
VIVER 1 ANO E MEIO SEM CELULAR
Entrar em uma Universidade Federal, já que de onde eu venho esse não é um acontecimento recorrente.
Também fiz parte de uma ONG por quase cinco anos.
Vivendo em um mundo conectado pelas redes sociais, penso também que uma coisa incrível que fiz foi não ter celular. Isso mesmo, não tive telefone móvel de dez/2017 até jul/2019. Portanto também não tinha whatsapp. Em jul/2018 exclui meu perfil do facebook, do instagram e do twitter. Como me comunicava com as pessoas? Pessoalmente e por email. Também, em casos excepcionais, compartilhava o número do telefone do meu serviço, mas no geral o email funcionava bem. Também costumava conversar por vídeo conferência pelo Skype. Retomei o uso do celular, no entanto, prefiro a comunicação presencial.
What I Can Share with Hosts
Leituras que já fiz, idioma, conversas sobre o lugar em que nasci (favela de São Paulo) e também sobre os lugares em que já estive (São Paulo, Minas Gerais, Buenos Aires...), experiência com trabalho social (ONG ORPAS), debates sobre educação formal, informal e não-formal, diálogos sobre direitos humanos.
Posso me arriscar a fazer brigadeiro (um doce típico brasileiro), mas com a mudança de sabores dos ingredientes, não garanto que saia bom, rsrs.
Countries I’ve Visited
Argentina, Peru
Countries I’ve Lived In
Brazil